segunda-feira, 21 de abril de 2014

Elas no comando!

  Tá legal, já sabemos que elas dominaram o mundo...
 E viva a nova mulher, empreendedora, líder, forte, ativa e dominante. Conformemos, nós homens estamos dividindo o espaço com essas maravilhas da natureza. E não pense que a sensibilidade delas dá espaço a ingenuidade. 
 E como representante dessa mulher do mercado profissional, Patricia Silva de Carvalho, que supervisiona 20 funcionários em uma central de atendimento no Rio de Janeiro, fala da sua experiência e conquistas.

Qual a sua função?
Minha função é gerir pessoas, sou gestora de pessoas. Meu principal trabalho é fazer com que as pessoas façam, atinjam suas metas e faça o trabalho da melhor maneira possível.

E quais foram suas táticas de sedução que você utilizou para conquistar o seu cargo?
Acho que foi minha boa atuação como profissional, e o nome que consegui fazer. O fato de ser vista no meio de duzentas pessoas fez a diferença.

Temos mulher na presidência, mulheres como referência, mulheres chefiando grandes empresas. Apesar disso você acha que ainda a mulher sofre preconceito no mercado de trabalho?
Existe. Na minha própria empresa existe. Quando eu tinha um outro cargo no administrativo, onde eu tinha que me relacionar com algumas outras áreas diferentes da minha, alguns homens eram chefes dessas áreas. E quando eu falava, talvez por ser mulher, eu sentia uma certa diferença, um tratamento diferente, como se não me dessem tanta credibilidade.

É dura e exigente? 
Bastante, a minha principal característica é ser bem dura e bem exigente

O que mais cobra dos seus colaboradores?
Em primeiro lugar a verdade, e depois a cumplicidade. Quando se é uma gestora e se você sabe o que está acontecendo, é mais fácil desenvolver o trabalho quando se tem a cumplicidade da pessoa.

E o que você mais admira nos homens? Sem citar os atributos físicos, como profissionais?
A paciência, o homem é bem mais paciente que a mulher, em um momento de estresse ele consegue manter bem mais a calma, a mulher geralmente sai do prumo, logicamente sabemos manter, mas o homem é verdadeiramente mais calmo.

O que você acha que os homens precisam aprender com as mulheres?
Ser mais detalhistas, concluir mais as coisas, o problema do homem é que geralmente ele não conclui as coisas, principalmente no ambiente de trabalho. Eles querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas não tem isso que a mulher tem, de fazer várias coisas.

E por que os homens no poder?
Sou meio feminista nessa parte, não concordo.

Então por que as mulheres no poder?
Porque temos mais sensibilidade, porque conseguimos fazer mais coisas ao mesmo tempo, conseguimos entender melhor o universo da outra pessoa, nos colocamos mais no lugar do outro. O homem é muito processo, sabe, cheio de procedimentos, incisivo, enquanto nós somos mais maleáveis , e acredito que conquistamos muito o nosso espaço por causa disso. (*)

Por Dionis Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário